IRS automático

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Folhetos_informativos/Documents/IRS_automatico_2017.pdf

Será tão automático assim?
Se nada fizer relativamente à sua declaração automática ela só é submetida automaticamente no final do prazo (caso seja abrangido pela declaração automática), ou seja, a 31 de Maio é que as declarações automáticas que não foram submetidas pelo contribuinte serão consideradas como entregues, e só a partir dessa data é que será contabilizado o tempo para reembolso. Esta é a opção para não ter trabalho nenhum! Mas pode não ser a mais vantajosa!

Estão abrangidos pelo IRS automático os contribuintes com rendimentos da categoria A (trabalho dependente) e da categoria H (rendimentos de pensões), com ou sem dependentes, sem benefícios fiscais ou pensões de alimentos (pagas ou recebidas).

Trata-se de uma declaração simples que não prevê a melhor situação para o contribuinte, isto porque, por exemplo no caso dos contribuintes casados, apresenta uma situação em conjunto e outras duas em separado para cada um dos sujeitos passivos, mas cabe ao sujeito passivo verificar qual a melhor situação para si, ou seja não é tão automática assim!

Caso não concorde com qualquer um dos elementos constantes na declaração automática terá que entregar uma declaração preenchida pelos termos gerais.

Se acho vantajoso este tipo de declaração?
Nesta fase ainda não, convém verificar tudo, colocar os "sim" e os "não" correctamente para ser o mais beneficiado possível. O que parece simples e prático pode vir a tornar-se prejudicial para o contribuinte, porque para a AT os dados presentes na declaração automática estão correctos!

A Autoridade Tributária publicou um pequeno manual sobre o IRS automático que ajuda a compreender melhor como se processa este novo mecanismo. Podem consultá-lo aqui.

E mais uma vez alerto, não enviem em declaração nos primeiros dias, sendo que hoje dia 2 de Abril não é possível enviar mesmo, uma vez que o portal das finanças está inoperacional para o que quer que seja! :(

Subscrevam a newsletter para estarem sempre a par das nossas publicações!

Comentários