A importância das listas


Uma forma de poupança, na minha opinião, são as listas.

Aqui ficam alguns exemplos de listas que uso no meu dia a dia, e que me ajudam não só a organizar os meus dias, como as minhas poupanças:

- lista de compras, esta é aquela que já todos sabemos que não pode faltar, muito raramente vou ao supermercado sem a minha lista de compras, quer seja em papel, quer digital (hoje em dia existem aplicações muito práticas e fáceis de usar, por isso já não temos desculpa para não fazer uma lista de compras de supermercado). Este tipo de lista permite-nos, poupar tempo e dinheiro na hora de fazer as compras;

- lista de tarefas, pois esta também não falta na organização do meu dia a dia, nesta lista coloco todas as tarefas que tenho que realizar, seja responder a um telefonema, pagar alguma coisa, limpar ou organizar alguma zona ou equipamento da casa que não faça parte da limpeza da semanal, como por exemplo,organizar a despensa, limpar o frigorífico, não é que não me lembre, porque basta olhar, mas estando escrito parece que sinto obrigação de a fazer mais rapidamente para a cortar da lista;

- lista de férias, pois é, eu também faço uma lista do que levar para férias, desde que os meus filhos nasceram que comecei a fazer esta lista, mantém-se sempre a mesma, claro que já retirei alguns itens e acrescentei outros, mas guardo religiosamente a folha de um ano para o outro e quando chega a altura de preparar o que levar, é só agarrar na lista e despachar tudo num instante, é sem dúvida muito útil, evito assim de ter de comprar o que até tenho em casa;

- lista das festas de aniversário, esta lista faço quando tenho festas de aniversário em casa, como normalmente sou eu que as preparo e faço tudo ou quase tudo que diz respeito à refeição, tenho mesmo que fazer uma lista, primeiro com o menu escolhido (com tudo detalhado do que vou ter que cozinhar), depois a lista de compras do que vou precisar e por último uma lista sequencial de como vou fazer e em que dias, por exemplo, sobremesas congeladas posso fazer com antecedência, tudo o que seja necessário o forno, tento fazer seguido para aproveitar o forno ligado para não ter ligar várias vezes, e assim poupar energia.

Assim de repente são estas as listas que mais utilizo e faço, claro que cada um adapta à sua realidade, para mim é uma forma prática e simples de organizar o meu dia a dia, sem me esquecer de nada, ou pelo menos tentar não me esquecer de nada!

Comentários